Nosso propósito aqui na DLNews foi o de trazer informações que abordem a segurança no trânsito e propor discussões sobre o tema
Entendo que a
comunidade ligada ao trânsito brasileiro precisa melhorar o conhecimento sobre
o assunto para poder disseminar o que sabe aos demais segmentos da sociedade.
Somos um país com um nível precário de educação básica e quando falamos de
trânsito, o abismo é maior ainda. Então, temos que melhorar a cultura de
segurança do nosso povo, se realmente estamos dispostos a construir um país
melhor e onde o respeito seja a marca maior.
O trânsito tem como mola mestra a
disseminação de informações e a participação da população na resolução de
problemas é essencial, principalmente quando da implantação de mudanças, e só é
considerada eficaz na medida em que a população alvo se conscientiza do seu
papel como protagonista e modifica comportamentos indevidos. Uma comunidade mal
informada não reage positivamente às ações educativas. É importante propor a
participação da sociedade nas questões relativas ao trânsito da cidade, o que
pensam, quais seus anseios e necessidades. Isto não é fácil, nem simples, muito
menos rápido, mas tampouco impossível se contarmos com
apoio das lideranças nacionais, o que é fundamental para o sucesso da
empreitada.
O ponto mais importante para um grande
avanço em favor do trânsito é a tomada de posição, por parte da sociedade, de
que está na hora de agir e para isto temos de ter consciência da importância de
fazer pressão sobre nossas lideranças para conseguir o que é de direito. Estes
exemplos são encontrados no mundo todo: grandes conquistas da sociedade foram
conseguidas através de movimentos e pressão popular.
Assim, devemos
começar pelo posicionamento individual, passando para o familiar para chegar ao
coletivo e fazer chegar às entidades de bairros, lideranças religiosas, chegar
à escada política, começando pelos vereadores, deputados estaduais e federais e
senadores.
Devemos sempre
lembrar que trânsito é vida!